Um olhar brasileiro sobre a "Esquerda"





A noção do que é a esquerda depende do contexto nacional em que se vive. Esta jovem definia-a por oposição ao estabelicido. António Netto, um estudante universitário, originário do Brasil, considera a situação política no Brasil muito semelhante à portuguesa, «As ideologias são sempre as mesmas e acho que isso leva a uma descrença política. Acho que no Brasil essa descrença chegou a tal ponto que o povo está a se tornar "apolítico"».

O aumento do número de partidos, o que, segundo António, provoca "uma salada de ideologias acaba se tornando uma confusão na cabeça do jovem e da população em geral". A corrupção e mentira na política, são outros factores que desmotivam os jovens e levam a população a ir «deixando e aceitando as coisas como não deveriam ser».

Apesar disso, explica que: "No meu país de origem tinha uma participação política forte. Assim, ao chegar em Portugal, me senti deslocado na questão política, pois não tinha esse know-how histórico e mal sabia quem era o presidente do país." E se, em muitos casos, o campo político da esquerda é o que mais conquista a simpatia dos imigrantes, com ele essa tendência não se verificou, "eu não adoptei uma postural liberal, pelo contrário, busquei informações e estudei muito sobre a política portuguesa, mas eu deixo bem claro que tenho uma visao política bem voltada para a direita."

Sem comentários:

Enviar um comentário